A psicopedagogia atua nas áreas da educação e da saúde e cuida do processo de aprendizagem considerando o sujeito, a família, a escola, a sociedade e o seu contexto sócio-histórico.
O papel do psicopedagogo, independente de seu campo de atuação, é apoiar no desenvolvimento das crianças intervindo em suas dificuldades e potencializando suas qualidades, entendendo a realidade da criança em seu meio social.
Diversas características como o baixo nível de aprendizagem de linguagem; o fraco desempenho escolar e dificuldade em ter e manter bons hábitos, são sintomas que mostram a necessidade de um acompanhamento psicopedagógico.
O psicopedagogo, através de uma atuação dinâmica irá trabalhar os conflitos internos que ocasionam as dificuldades de desenvolvimento. Não podemos deixar de considerar os fatores cognitivos que levam à dificuldade de aprendizagem, mas os conflitos merecem uma atenção especial e são em grande parte ocasionados por um contexto social que potencializa as dificuldades da criança.
Você que é pai ou responsável, já parou para avaliar qual o meio social que sua criança está inserindo e o quanto ele interfere no desenvolvimento dela?
As crianças dão sinais, fique atento à elas!
Ludimila Grasiele de Oliveira
CRP 04/46561
Psicóloga