R. Monte Alegre, 1004 (Unid I) e 1025 (Unid II). Aparecida (próx. SESC) Uberlândia/ MG
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Procrastinação

amanha

Dizem que brasileiro deixa tudo para ultima hora… Você tem contrariado esse pensamento ou tem seguido a risca e deixado para amanhã muitas coisas que poderiam ser feitas hoje?

Esse adiamento de uma ação denomina-se Procrastinar, ou seja, é postergar tarefas importantes ou não, deixando para amanhã o que poderia ser feito hoje.

E eu lhe pergunto: quem nunca??? Isso é muito comum fazermos de vez em quando. Contudo, quando se procrastina com muita frequência há um reflexo e baixa na qualidade de vida e pode ser um sinal de uma disfunção significativa no organismo.

As causas podem ser fisiológica e/ou psicológica. Lesões ou a baixa utilização do córtex pré-frontal reduzem a capacidade de filtrar os estímulos que causam a distração, o que ocasiona perda de atenção, má organização e o aumento da procrastinação. Quanto as causas psicológicas, entre elas estão a ansiedade, baixa auto estima, preguiça, medo de errar ou de fracassar e perfeccionismo. Em alguns casos, ela pode indicar uma disfunção psicológica mais significativa como a Depressão ou Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH). Outros fatores que levam as pessoas à procrastinação são: falta de energia, falta de tempo e auto sabotagem.

A procrastinação traz estresse, ansiedade, mal estar, preocupação e sentimento de culpa por não conseguir cumprir com suas responsabilidades e compromissos de uma maneira satisfatória e de qualidade.

Ela pode ser tratada com medicação, quando a causa for fisiológica ou através de terapia, para mudar comportamentos, tratar ansiedade, superar medos e levar a ter uma melhor qualidade de vida e de saúde emocional.

Abaixo seguem algumas dicas para lhe ajudar a evitar a procrastinação:

- Organize-se

- Faça uma lista das tarefas que estão sendo procrastinadas

- Estabeleça objetivos

- Faça o planejamento das suas atividades no seu dia a dia

- Evite as distrações que o impedem de realizar as tarefas

- Tenha foco nas tarefas

- Desafie-se a superar seus medos e limitações. Pense: “Eu posso, eu consigo” e pense no quão bom será o senso de realização da tarefa.

Com empenho, você conseguirá!!

Se necessário, não hesite em procurar uma ajuda profissional.

 

Cynthia Lopes

Psicóloga Clínica na Espaço Bem Viver , com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Especialista em Psicologia Clínica na Abordagem Comportamental Cognitiva, ambos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Terapia Familiar Sistêmica pelo Instituto Eirene do Brasil/FLT. Contato: cynthia@clinicabemviver.psc.br Telefone: (34) 3214-8008.

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