A fibra alimentar é constituída por celulose, hemiceluloses, gomas, pectinas e mucilagens classificadas como solúveis e insolúveis, componentes de nomes estranhos, mas que contribuem para a saúde e bom funcionamento intestinal, além de outros benefícios para o corpo. São classificadas como solúveis aquelas que se “dissolvem” na água e insolúveis aquelas que não se “dissolvem”.
As fibras solúveis retardam o esvaziamento gástrico, a absorção da glicose sanguínea e reduzem o colesterol, já as fibras insolúveis aceleram o trânsito intestinal, colaboram com o aumento do peso das fezes, reduzindo assim o risco de doenças do trato gastrointestinal, além de impedir a obstipação intestinal, o famoso “intestino preso”.
Inclua em sua alimentação alimentos ricos em fibras para que possa garantir ao corpo vários benefícios como os citados abaixo:
- Melhoram o funcionamento intestinal
- Auxiliam na perca de peso
- Confere mais saciedade, impedindo a compulsão alimentar
- Auxilia no controle de glicemia sanguínea
- Auxilia no controle do colesterol e triglicérides
Confira ainda alguns alimentos ricos em fibras: maçã, massas integrais, quinoa, legumes crus, linhaça, castanhas, laranja, pera, mandioca, lentilha, feijão.
A recomendação de ingestão diária é em média 25 gramas/dia,o nutricionista pode calcular isso para você e garantir que faça a ingestão correta de fibras insolúveis e solúveis diariamente, procure já seu nutricionista e inicie uma alimentação saudável,ofereça o melhor para o seu corpo.
Jeniffer Ramos
Nutricionista Clínica e Esportiva na Cínica Espaço Bem Viver
(34) 3214-8008