R. Monte Alegre, 1004 (Unid I) e 1025 (Unid II). Aparecida (próx. SESC) Uberlândia/ MG
Unidade I: (34) 3214- 8008 - Unidade II: 3304-2900 / 9 8850-2400 (Whatsapp único) contato@clinicabemviver.psc.br

CRENÇAS

Crencas_imagem

Algo que tem limitado as pessoas e impedido elas de alcançarem seus resultados e se sentirem realizadas, em vários aspectos de suas vidas, são as crenças. As crenças são muito poderosas!!! Quando elas são trabalhadas da maneira correta elas podem nos impulsionar a ir além do lugar habitual, pode gerar em nós AUTOESTIMA e ENTUSIASMO. Em contrapartida, quando o padrão de crenças é negativo (limitantes) podemos ficar uma vida inteira estagnados, sem sucesso, sem felicidade e com sensação de derrota na vida.

Mas afinal, o que são crenças??

As crenças são o conjunto de tudo aquilo que acreditamos e que passa a ser verdade para nosso sistema cognitivo. Elas determinam nossos comportamentos, nossos resultados, nossas decisões, a forma como nos enxergamos no mundo, nossa percepção de nós mesmos e das coisas a nossa volta. Em outras palavras, a crença é tudo aquilo que você acredita ser geral, mas na verdade, ela é individual, ela é “a sua verdade”. Por exemplo: se você ouviu a vida inteira que possui uma dificuldade então, é muito provável que você a terá, pois, você acreditou nisso e tomou isso como uma crença, como uma verdade sua, sem questionar.

Sendo assim, quero ressaltar abaixo, os principais tipos de crenças que tem mexido muito com as pessoas e refletido em seus resultados:

1) Crenças sobre identidade:

  •  Determina nosso “ser”, nossas atitudes e comportamentos.
  • A formação da nossa identidade está condicionada aquilo que acreditamos ser. Portanto, conhecer verdadeiramente a nós mesmos nos faz criar crenças verdadeiras sobre nós.

2) Crenças Sobre Capacidade:

  • Determinam sobre aquilo que acreditamos ser capazes de ser e fazer.
  •  Será determinante para eu fazer ou não fazer as coisas.
  •  Somos capazes de que? Somos capazes de obter sucesso, de aprender rapidamente, de trabalhar em determinada empresa, de ser pai/mãe, de ganhar dinheiro, de ser feliz ou o que?

3) Crenças Sobre Merecimento:

  • Quando não nos sentimos valorosos, cheios de capacidades e merecedores, nós não conseguimos colocar nossas capacidades em prática.
  • Às vezes, a pessoa até faz, mas somente para os outros, porque acredita que não merece isso.
  • Às vezes, ouvimos frases como: “Essa pessoa é boa demais para se relacionar com você”. “Esse cargo é demais para o seu talento”. Como se não merecêssemos algo bom ou o melhor.

É importante destacar que você pode desafiar essas crenças e reescrevê-las para mudar a sua história. Você pode ressignificá-las de modo que se tornem fortalecedoras em sua vida. As Crenças Fortalecedoras são um conjunto de ideias positivas que nos empoderam, nos fazem pensar positivo e crer que, verdadeiramente, somos capazes de conquistas extraordinárias quando reconhecemos e colocamos em prática o nosso potencial. Elas fortalecem a nossa autoestima e autoconfiança, nos
motivam a agir na direção dos nossos sonhos e metas, nos encorajam a sermos fortes e, especialmente, a superar e vencer nossas limitações e bloqueios.

Então, reflita um pouco em como estão as suas crenças, quais estão prevalecendo. Elas estão motivando você a atingir seus resultados ou estão impossibilitando? Identifique quais pensamento precisam ser mudados e, com coragem, altere-os. Creia que você pode, que você é capaz, que você é merecedor de ter, ser e viver o melhor!! Porque você é!!! Acredite!!

Cynthia Lopes – CRP 26305 Psicóloga Clínica e Organizacional, com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Especialista em Psicologia Clínica na Abordagem Comportamental Cognitiva, ambos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós Graduada em Terapia Familiar Sistêmica, pelo Instituto Eirene do Brasil. Professional and Self Coach, pelo Instituto Brasileiro de Coach (IBC). Especialista em Análise Comportamental, pelo Instituto Brasileiro de Coach (IBC) . Realiza atendimentos a adolescentes e adultos na Clinica Espaço Bem Viver.

Contato: cynthia@clinicabemviver.psc.br
Instagram: @cynthialopespsico
Telefone Clinica Espaço Bem Viver: (34) 3304-2900 / 3214-8008/ 99633-2400