R. Monte Alegre, 1004 (Unid I) e 1025 (Unid II). Aparecida (próx. SESC) Uberlândia/ MG
Unidade I: (34) 3214- 8008 - Unidade II: 3304-2900 / 9 8850-2400 (Whatsapp único) contato@clinicabemviver.psc.br

Aliviando a Ansiedade

o-ANSIEDADE-ANSIOSO-facebook

Se há uma coisa cada vez mais comum entre as pessoas hoje em dia, é essa tal ansiedade. Quantos de nós não passamos considerável parte do nosso tempo ansiosos com o que há de vir?

As causas são variadas, mas as sensações desagradáveis são aceleração de batimentos cardíacos, tensão muscular, suor nas mãos, dificuldade de respiração, fala atrapalhada e um mal estar no estômago.

Há técnicas que podem auxiliar no alívio da ansiedade, que implicam nas mudanças de pensamentos e de comportamentos, reinterpretações das sensações desagradáveis e algumas voltadas para as respostas fisiológicas.

Abaixo seguem algumas dicas básicas que vão lhe ajudar a aliviar a ansiedade.

1)      Quando perceber-se ansioso, feche os olhos, respire fundo calmamente e mantenha o foco em sua respiração por um minuto. A respiração e o relaxamento muscular, que pode ser feito através de uma massagem, por exemplo, proporcionam descontração, tranquilidade e clareza de pensamento.

2)      Ocupar a mente com algo que seja prazeroso e útil. Evitar pensamentos negativos ou catastróficos. E sempre que os tiverem trocá-los por pensamentos positivos que trarão esperança e não, que agravarão mais a situação e aumentarão o mal-estar.

3)      Realizar atividade física diariamente para que haja aumento na produção de serotonina.  Esta substância aumenta a sensação de bem estar, regula o humor, o sono, o apetite, as funções cognitivas, entre outros benefícios.

4)      Ingerir, com moderação, os alimentos que são ricos no precursor da serotonina, o triptofano, tais como banana, chocolate e tomate.

5)      Praticar atividades que lhe tragam alegria, satisfação e relaxamento.

6)      Adote um estilo de vida mais saudável, cuidando de você física e emocionalmente. Se preciso for, não hesite em procurar um profissional capacitado para lhe ajudar. É importante passar por uma avaliação médica, pois em determinados casos é indicado o uso de medicação.

 

Cynthia Lopes

Psicóloga Clínica, com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Especialista em Psicologia Clínica na Abordagem Comportamental Cognitiva, ambos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós Graduanda em Terapia Familiar Sistêmica, pelo Instituto Eirene do Brasil. Contato: cynthia@clinicabemviver.psc.br Telefone: (34) 3214-8008. Clínica Espaço Bem Viver (https://www.facebook.com/espacobemviverudi)