A acupuntura é uma ciência, que surgiu na China, há aproximadamente 4.500 anos. Apesar de antiga está em constante desenvolvimento, pois consiste em um conjunto de conhecimentos teórico-empíricos da medicina tradicional chinesa (MTC). Assim seu principal objetivo está centrado na cura das doenças, por meio de técnicas milenares, como a inserção de agulhas; o uso de moxa; ventosas e entre outras técnicas.
Inclusive, para a MTC, o tratamento por intermédio da acupuntura tem a função de normalizar o organismo a nível energético, bem como potencializar de maneira satisfatória os efeitos terapêuticos.
Além disso, segundo a acupuntura, todo o organismo encontra-se originalmente em equilíbrio pela ação da energia Yin (negativa) e Yang (positiva). Inclusive, de acordo com este conceito é possível explicar o que ocorre no organismo em relação ao excesso e deficiência, calor e frio, dentre outros fatores. Assim, se a energia Yin e Yang estiverem em harmonia no organismo, certamente, este estará saudável.
Portanto, é notório que a MTC visa reequilibrar a dualística da essência humana, buscando o prazer e o bem estar do indivíduo.
Karem Ximenes
Acupunturista e Terapeuta Floral