R. Monte Alegre, 1004 (Unid I) e 1025 (Unid II). Aparecida (próx. SESC) Uberlândia/ MG
Unidade I: (34) 3214- 8008 - Unidade II: 3304-2900 / 9 8850-2400 (Whatsapp único) contato@clinicabemviver.psc.br

Autoestime-se!

valorizese_bemviver

O quanto você gosta de si mesmo?

 

Quando você recebe um elogio você se sente desconfortável, acha que soa falso?

Você é uma pessoa que critica muito a tudo e a todos?

Se as respostas a essas duas ultimas questões forem sim, cuidado!! Pode ser um alerta que sua autoestima está baixa.

Quando a autoestima de uma pessoa está baixa ela tem: a necessidade de agradar aos outros, perfeccionismo, insegurança, não se permite errar, necessidade de aprovação e reconhecimento das pessoas, depressão, sentimento de inferioridade, inadequação e incapacidade, acha que todos são melhores e fazem melhor do que ela. As conquistas pessoais e profissionais demoram mais para se concretizar na vida dessas pessoas porque esses sentimentos a impedem de ter atitudes a seu favor para alcançar seus objetivos e sonhos.

Já as vantagens de uma boa autoestima são autoconfiança, satisfação pessoal, facilidade em dar e receber elogios, relações pessoais mais saudáveis, mais flexibilidade diante dos fatos, uma vida mais leve e feliz.

É importante reconhecer os nossos defeitos, porém é fundamental reconhecer que nós estamos em desenvolvimento, que podemos aprender a cada dia mais e que temos a chance de recomeçar sempre que necessário. Não somos perfeitos, mas temos muitas qualidades. E saber identificar as nossas qualidades e nos conhecer (autoconhecimento) ajudará a elevar a nossa autoestima, assim como amar a si próprio. E uma ferramenta chave para isso é a Psicoterapia.

Quando se tem uma boa autoestima a recuperação nos momentos difíceis é mais rápida e não se perde o equilíbrio emocional com tanta facilidade.

Faça algo naquilo que você é bom e elogie-se, reforce seus pontos fortes. Pare de se comparar com as outras pessoas e de se autocriticar. Mude as crenças que tem a seu respeito, troque os pensamentos ruins pelos bons. Motive-se! Defina metas claras, praticas e atingíveis para sua vida. Seja arrojado principalmente em querer o melhor para você. Afinal, você merece ser feliz!

Valorize-se! É grátis e fará muito bem a você!

Cynthia Lopes

Psicóloga Clínica, com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Especialista em Psicologia Clínica na Abordagem Comportamental Cognitiva, ambos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Terapia Familiar Sistêmica, pelo Instituto Eirene do Brasil. Contato: cynthia@clinicabemviver.psc.br Telefone: (34) 3214-8008. Clínica Espaço Bem Viver (https://www.fb.com/espacobemviverudi